Não serão, por enquanto, encontros imediatos de terceiro grau, mas a agência espacial norte americana NASA vai realizar amanhã, dia 2 uma conferência de imprensa sobre "Astrobiologia", para anunciar "uma descoberta que terá um enorme impacto na procura de vida extraterrestre".
"Astrobiologia é o estudo da origem, evolução, distribuição e vida futura no universo" lê-se na informação publicada no site oficial da agência que adianta também quem serão os participantes.
Entre eles, estão cientistas que anteriormente haviam anunciado pesquisas e descobertas sobre a evolução das espécies. É o caso de Felisa Wolf-Simon, oceanógrafa que se especializou na fotossíntese baseada em arsénio e a sua implicação na evolução de espécies, matéria sobre a qual já escreveu diversos artigos científicos.
Outra das presenças anunciadas no evento da NASA, que poderá ser visionado em direto aqui é Pamela Conrad, uma geobiologista que avançou com a hipótese de vida em Marte, Quando publicou em 2009 um ensaio sobre a geologia.
A lista de intervenções fica completa com mais dois cientistas igualmente ligados a estudos sobre a existência de vida extraterrestre.
Trata-se do ecologista James Elser, investigador dos elementos químicos em ambientes que contenham condições para a evolução de seres vivos, do programa "Follow the Elements" e do biologista Steven Benner, que faz parte da "Equipa Titan", o grupo da NASA que está a explorar a Titan, a maior das 62 luas de Saturno.
Outra das funções do biologista foi a missão da sonda Cassini, que recentemente recolheu amostras de oxigénio e dióxido de carbono na densa atmosfera da lua Rhea, o segundo planeta na órbita de Saturno.
Mary Voytek, diretora do Programa Astrobiológico da NASA, colocou um embargo a todas as informações sobre a conferência, depois da existência de oxigénio e dióxido de carbono terem sido divulgados na última sexta-feira.
A descoberta pela sonda Cassini dos dois elementos químicos - oxigénio e dióxido de carbono -necessários à vida, feita pela primeira vez na atmosfera de um mundo estranho à Terra, a lua Rhea, não deverá ser alheia ao anúncio que a NASA se prepara para fazer, a avaliar pelos cientistas que vão falar na conferência de imprensa.
Se uma das luas de Saturno contém os elementos químicos necessários para a formação de vida extraterrestre, revive o sonho de os humanos não estarem sozinhos no vasto Universo.
fonte: Observatorio do Algarve
Nenhum comentário:
Postar um comentário